#.113 Vulnerabilidade - a permissão para aprendermos a cuidar e sermos cuidados...




A origem da palavra "vulnerabilidade" remonta ao latim, onde "vulnus" significa ferida. Em uma cultura marcada pelo materialismo do TER, em detrimento do SER, que valoriza extrema eficiência e sucesso, expressar nossa vulnerabilidade pode ser desafiador. O receio de que isso seja interpretado como fraqueza pode levar à exclusão e à sensação de não pertencimento a determinados grupos.

Recusar ou reprimir a vulnerabilidade significa privar-se de uma valiosa ferramenta para curar feridas emocionais. Somente ao reconhecer a beleza da diversidade, percebemos no outro a oportunidade de aprender novas maneiras de lidar com os desafios da vida, ampliando nossos horizontes.

A efemeridade da vida e a presença constante do inesperado nos acompanham. A incerteza, a possibilidade de cometer erros e enfrentar traumas são partes inerentes de nossa jornada. No entanto, a vulnerabilidade também proporciona oportunidades de aprendizado ao cuidarmos das feridas dos outros e permitirmos que cuidem das nossas.

Ao abraçar a vulnerabilidade, podemos cultivar sentimentos de conexão profunda e verdadeira, formando laços sólidos de compaixão. O ato de ouvir com empatia a dor alheia é, portanto, um aprendizado essencial. Essas vivências fortalecem valores como consideração, respeito, humildade e confiança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#.109 Marcia Akahoshi, uma Corretora de Imóveis Humanizada.

#.101 Momentos "UAU" - Quantos destes momentos mágicos o seu dinheiro, talentos e capacidades proporcionaram a voce, sua familia menor e maior e ao mundo ?

#.110 Porque Vender e Comprar uma casa? ENCERRANDO CICLOS NA NOSSA VIDA!!!!!