#.69 Meu pai tem 92 anos - Como resgatar sua vitalidade do seu mundo interno?





Uma conversa com uma mentorada ontem, ela me disse que cuidava de uma mãe com 88 anos. Antes ela a levava duas vezes por semana em uma casa de idosos e ela adorava esses dias.

Meu pai com 92 anos é cuidado com muito carinho pela minha irmã em Andradina, então pensei en uma pergunta:
Como resgatar a vitalidade do velho no seu mundo interno?

1) Conectar meu pai com a mãe dessa mentorada.
Meu pai tem dificuldade em ouvir, e não se adaptou muito bem com o aparelho de surdez. Ele acha mais confortável ouvir o que quer, e acho que ultimamente tem poucas coisas que tem vontade de ouvir. Mas, se houver necessidade e criar dentro dele a vontade de conversar pelo celular, ele buscaria e poderia se adaptar ao aparelho.
Criar uma rotina de todo dia, das 14 as 16horas, conversarem.
Podemos criar um grupo de 80+
São pessoas com biografias lindíssimas que podem ser resgatadas e um valorizar o outro, resgatar a alma do outro.
2) Alongamento
É interessante que os velhos aumentem sua consciencia e criem uma responsabilidade sobre seu corpo físico. Uma autoresponsabilidade.
Aprendi em uma clínica de fisioterapia que temos os ossos e os musculos ao lado. E que temos que alongar esses músculos porque como um elástico, se não fizermos isso, ele irá enrijecer forçando joelhos, cotovelos, etc.
Então tem que partir de dentro dos velhos a vontade de não querer chegar na velhice e ter que carregar um corpo doente e que outros precisem de cuidar, não tendo independência nem para ir ao banheiro.

3) Beber dois litros de agua por dia
Os velhos tem que ter a consciência de se cuidarem. A imagem que vejo é deles sentados o dia inteiro sem fazer absolutamente nada. A necessidade e a ação de buscar um copo de agua tem que ser deles. Quando nos responsabilizamos por dar a eles, tudo na mão, eles simplesmente se entregam e a vontade interna vai morrendo. 

4) Buscar leitura de assuntos que tenham interesse
Os velhos são pessoas que cozinhavam tão bem, empreenderam e sustentaram os filhos, tiveram interesses em assuntos. Hoje com a Internet é só buscar que iremos encontrar cursos gratuitos de mil assuntos diferentes. Dizemos educar a VONTADE.

5) Gargalhar muito.
No mes passado eu queria contar historias para minha netinha de 4 anos e não estava tendo muito sucesso. Então comprei um curso da Livia Alencar de como contar histórias.
 Lá tive a inspiração de uma prática que mudou minha vida. 
Todo dia quando caminho no parque as 6 horas da manhã, eu dou 5 gargalhadas da bruxa, do papai noel, da Cinderela e do leão. Confesso que as primeiras vezes eu me senti uma louca.
Mas hoje, com naturalidade eu digo, 
Está sendo Fantástico!!!!

6) Procurar uma criança por perto para uma amizade com o velho
 Antigamente víamos muito os velhinhos contarem histórias para os netinhos. O tempo para os dois existe em abundância, então porque um não compartilhar com o outro seus talentos?

7) Reacender a alma do velho como Ser Humano que é 
Mas, o mais desafiador para o filho ou filha CUIDADORA,
É acreditar em reacender a alma do SER HUMANO que está no coração do outro.
É criar VONTADE e ENTUSIASMO PELA VIDA.
Vontade entusiasmada (Deus dentro de nós) em se cuidar e beber agua por si
Vontade entusiasmada em se alongar
Vontade entusiasmada em falar com outro velho
Vontade entusiasmada em ler um livro.
Vontade entusiasmada em assistir um video.
Vontade entusiasmada em gargalhar muito
Vontade entusiasmada em estudar a si no auto conhecimento.

LIBERDADE é a melhor rima para a FELICIDADE

TER AUTONOMIA é LIBERDADE

RIR MUITO é sempre o melhor remédio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#.109 Marcia Akahoshi, uma Corretora de Imóveis Humanizada.

#.101 Momentos "UAU" - Quantos destes momentos mágicos o seu dinheiro, talentos e capacidades proporcionaram a voce, sua familia menor e maior e ao mundo ?

#.110 Porque Vender e Comprar uma casa? ENCERRANDO CICLOS NA NOSSA VIDA!!!!!