#.80 Porque a Pedagogia Waldorf forma crianças em adultos com mais Inteligencia Intelectual + Emocional + Social + Espiritual ?

 


Um artigo que narra a formação dos filhos de Waldemar Setzer dentro da Pedagogia Waldorf me inspirou a escrever este texto.
Rudolf Steiner nos diz que a alma humana atua no mundo através da trimembração do Pensar : Sentir : Querer, gerando a Vontade Entusiasmada. .
 Então vamos ao mundo fazer o A , infelizmente a maioria faz o Não A. 
E vivemos com muito comodismo e conformismo como a vida vai  se apresentando, 
 e as pessoas vão aceitando tudo como é..

Como criar a CORAGEM para mudar?
Se dentro de nós sentimos muito MEDO, quase PAVOR!!!
Mudar significa ousar ERRAR, SER CASTIGADO, resultando em MUITO SOFRIMENTO!!!

É justamente nessa CORAGEM DE MUDAR que a Pedagogia Waldorf (PW) atua.
Ela forma crianças com essa FORÇA INTERNA com muita AUTOESTIMA e AUTOCONFIANÇA dela por ela mesma de que a vida é esse continuo processo de ousar criar o novo, experienciar e evoluir.

A PW fundamenta-se no desenvolvimento harmônico do ser humano para prepará-lo em seus conhecimentos e habilidades únicas intelectuais, artísticas e sociais.
O professor não ensina, ele dá meios para que o aluno aprenda a se autoeducar.
A CRIATIVIDADE é baseada em fantasia, imaginar e concretizar o "NOVO" no mundo real.
Ela se desenvolve através da arte, do artesanato e da música
Assim desenvolvemos a SENSIBILIDADE que é tão importante para a Inteligência Social.

A COMPETIÇÃO e os meios eletrônicos levam a desensibilização.
Quando a criança fica feliz com sua vitória + derrota do amigo, estamos ensinando a DESENSIBILIZAÇÃO.´
É necessário que a criança vivencie a COLABORAÇÃO.

Nas escolas da PW praticamos a música, arte, artesanato em ambientes físicos com beleza, estética e espaços aconchegantes seguindo os princípios pedagógicos Waldorf.
As crianças aprendem a se expressar através de desenhos e pinturas, a cantar afinado e tocar flauta doce.
Aprendem o ritmo do tempo com o BRINCAR dentro (inspirar) e BRINCAR fora (expirar)
Foco e concentração estará sendo trabalhado no BRINCAR LIVRE onde ela tem um equilíbrio perfeito entre o PSQ e brinca sozinha com uma VONTADE entusiasmada.

Somente a partir dos 14-15 anos o jovem tem seu pensamento desenvolvido para receber explicações teoricas no seu Pensar.
1º Setênio 
A criança aprende no Brincar Livre o que é BOM
QUERER nos sentidos do tato, vital, movimento e equilíbio
2º Setênio
A criança aprende a Ler e Escrever o que é BELO
SENTIR nos sentidos do calor, visão, paladar e olfato
3º Setênio 
O jovem aprende no Pensar o que é VERDADEIRO.
PENSAR nos sentidos da palavra, pensamento, audição e Ser do outro.

O ensino mais avançado é fenomenológico. As crianças observam em detalhes a experiencia sem explicações teóricas do professor. Conversam entre si e somente no final a teoria é transmitida. Muitos conhecimentos vivos são adicionados ao processo de aprendizado. Então os jovens aprendem a capacidade do pensar flexível e livre, as artes, a música e o artesanato, e serão lindamente criativos quando adultos.

Na PW os meios eletronicos não são incentivados porque até os 14 -15 anos os jovens ainda não tem a capacidade de diferenciar o que é bom ou ruim.
Uma pesquisa de 2019 na Universidade Federal do Esp. Santo mostrou que 25% dos jovens entre 15 a 19 anos já estão viciados na Internet. Imagina hoje como estarão estes índices.
Howard Gardner e Daniel Goleman mostraram que a habilidade muito importante para o jovem é a Interpessoal que cuida da sensibilidade social.

O lar deve ser transformado em um ninho protetor para as crianças e jovens. Até o 3º setênio eles ainda não estão preparados para separar o falso e o mau do verdadeiro e bom,.
Então podem ser vitimas fáceis de ataques pela internet.
A estrutura e a formação da essencia de nossos jovens vai ficando no passado e pode chegar uma hora em que se torne muito dificil voltar para trás. Em minha mentoria tenho encontrado jovens com 20 a 30 anos que não estudam e não trabalham
A VONTADE por criar algo novo está bem fraca. Inclusive as crenças limitantes dos pais podem passar para os filhos de forma prejudicial a todos. 

A sociedade atual caminha por uma educação desumanizada 
nos aspectos individualis, sociais e morais.
Só existe uma forma de reverter tudo isso.
É a educação para o amor e não para o egoísmo,
É a educação para a vida e não para exames vestibulares,
É a educação para a criatividade e coragem e
 não para o conformismo e desesperança.
 





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