#.77 A Escola escolhida por Melinda e Bill Gates, Steve Jobs para seus filhos - PEDAGOGIA WALDORF
Portanto a importância da busca constante e evolutiva do autoconhecimento dos pais
1.a) Autonomia e Criatividade
Os brinquedos na natureza como pauzinhos, folhas de diferentes formas e cores, agua e terra, pedrinhas, conchinhas, areia.
Uma minhoquinha surgindo na terra, um besouro subindo na árvore, uma borboleta saindo do casulo, uma galinha cuidando dos pintinhos, uma porca dando de mamar para os porquinhos são vivências deliciosas que podemos colocar no imaginário de uma criança. Então quando adulto, essa criança terá muita criatividade.
Flores, frutos, folhas, sementes em diferentes formas, cores, texturas e detalhes criam na riqeza da diversidade da natureza um mundo mágico e encantador.
Quando os pais permitem que sua criança vivencie todo esse universo, ela crescerá tendo uma visão mais sitêmica do mundo, e irá respeitar e honrar a natureza em toda a sua grandeza.
Vivenciar uma imaginação , ir para a ação (Pró atividade)
Vivenciar o começo, meio e final.
Esta criança saberá transformar um sonho, planejar no pensamento, ir para a ação, executar e concretizar no plano material o seu desejo, a sua vontade.
Fazendo tudo com FOCO, tendo o Pensar / Sentir e Querer alinhados.
Irá viver uma vida alinhada e em HARMONIA com suas crenças e valores mais nobres.
Um médico alopata fez o curso de Medicina Preventiva, ocorreu a mesma coisa. Após o curso buscou uma outra forma de servir ao mundo que estivesse em sintonia com sua nova consciência.
Irá se encantar com um nascer do sol, tomar banho de chuva e saberá que a magia da vida está nas pequenas coisas.
Terá sabedoria para fazer o ordinário como se fosse a primeira vez, então o ordinário se tornará EXTRAORDINÁRIO (Tania Mujica)
Subir em árvore, andar de cavalinho, de perna de pau, pular amarelinha. fazem a criança vivenciar opostos e o equilibrio.
1.d) A alquimia em cozinhar
No processo de colher a cenoura, morango, alface na horta, cozinhar, lavar, cortar e preparar os alimentos. Rezar, agradecer e comer. Lavar os pratos e guardar. Muitas vezes quando estou cozinhando me imagino uma bruxa, com um caldeirão preparando uma alquimia onde o melhor ingrediente é o amor. Então a comida resulta realmente em um manjar dos Deuses. O sabor fica inigualável, e a experiência em saborear este prato é divina.
2) A MÚSICA
Na
pedagogia Waldorf a música é utilizada o tempo todo, em momentos de
transição, em rodas rítmicas , na hora do lanche, nas atividades
mais diversas e em uma aula especifica de Kântele, onde o aluno de 5
e 6 anos começa a ter contato com seu primeiro instrumento de
cordas, além do Kântele também utilizamos pau de chuva,
metalofone, Kântele, xilofone, chocalhos de sementes, chaves, casca
de nozes, etc, que ajudam as crianças a começarem suas primeiras
experiências musicais, aprendendo a manusear os instrumentos, assim
como criarem um discernimento musical, tendo assim o som como sua
primeira vivência, sem o comprometimento de melodias muito
elaboradas, desenvolvendo assim o gosto e o prazer pela música.
3) A ARTE
Comentários
Postar um comentário