O seu filho estuda mais do que brinca? Parte A
Voce está formando um adulto com grandes chances de ser
depressivo!
E de acreditar que a vida é um tédio!
Em uma pesquisa nacional contratada pela UNILEVER e
realizada pelo Instituto IPSOS, foram questionados 31,5 milhões de pais e 24,3
milhões de crianças em 77 cidades.
O resultado é muito preocupante e alguns dados estatísticos
revelam como estamos cuidando de nossas crianças.
84% dos pais acreditam que estudar é mais importante do que
brincar.
53% dos pais brincam diariamente com os filhos, mas somente
14% sentem prazer nesta atividade.
97% citam que a forma mais usada para brincar é assistindo
TV ou DVD.
Acredito que o resultado desta educação não será muito boa.
Experimente fazer um teste com voce mesmo:
Feche os olhos e pense: “ÁRVORES FLORESCENDO”.
O que passa em sua mente?
1º.) As palavras em preto “ÁRVORES FLORESCENDO”.
OU
2º.) Imagens de uma paisagem exuberante com
uma linda cachoeira emoldurada por um
céu azul e um sol brilhante.
A água caindo borbulhante e cristalina
em um lago repleto de peixes multicoloridos
indo e vindo em uma harmonia total.
Árvores de diferentes tamanhos,
formas, texturas, cores e brilho, convivendo em perfeita sintonia
com os pássaros que gorjeiam.
Borboletas buscam o néctar nas flores
das árvores
que florescem em buques vermelho
carmim, azul celeste,
púrpura e violeta.
Luz e sombra contrastam no quadro
trazendo vida
e sincronia ao todo
com qualidades sagradas e divinas.
Então tracei um paralelo
com o que aconteceu com meu filho com 3 anos de idade.
Na escola tradicional ele recebia um papel com os traçados
de um castor em preto e recebia a orientação de colorir o desenho.
Na escola Jardim das Amoras
que utiliza a Pedagogia Waldorf baseada na antroposofia de Rudolf Steiner o
processo para pintar o desenho do castor era diferente e com muito mais riqueza
de aprendizado.
A professora narrava a
história do “Castor Cozinheiro” do autor Lars Klinting. Ela teatralizava e
conseguia transmitir muita emoção no conto, o que inspirava as crianças a
vivenciar o mundo imaginativo.
O resumo do livro é:
Hoje é aniversário de
Bruno, o castor.
Para comemorar, Bruno e
seu amigo DUDU decidem fazer um bolo.
Eles escolhem uma
receita, verificam se têm todos os ingredientes em casa e fazem o bolo.
Todas as etapas do
trabalho de Bruno e de Dudu são cuidadosamente explicadas em uma linguagem
simples e delicada. Em todas as páginas do livro, ricamente ilustradas, voce
verá desde a divertida procura pelo livro de receitas da avó de Bruno até a difícil
etapa de desenformar o bolo.
Bruno, o castor, é o
melhor professor de culinária que uma criança poderia ter!
Então a professora entregava
um papel Canson Aquarela com tinta para este tipo de papel.
Esta tinta possui os
pigmentos dissolvidos na agua e permite pintura artísticas diferenciadas com
muito mais qualidade.
Então as crianças
pintavam com uma enorme riqueza de detalhes uma cena criada durante a narração
do conto.
Então, o que voce
conclui da diferença
entre as duas formas de
desenhar o castor?
Como a escola do seu
filho tem feito?
Como o seu filho tem
aprendido sobre "viver a vida”?
A realidade nas escolas públicas ou privadas é outra completamente diferente, chegando a ser constrangedor o seu argumento!
ResponderExcluirPrezada Mara,
ExcluirConcordo que as realidades entre escolas publicas e privadas sejam bem diferentes. Não entendi o que seu pensamento diverge da minha ideia.
Penso que uma criança em escola publica em que os pais contem historias ao dormir, possam incentivar bastante o aprendizado da linguagem imagética que descrevo nesta minha postagem.
Acredito que sua opinião poderia ser muito enriquecedor para o meu blog.
Muito obrigada