Quem é a criança dos zero aos sete anos e o que ela necessita?


1º. SETÊNIO – DO ZERO AOS SETE ANOS.
Neste período a criança aprende o “bom da vida” através da imitação e precisa de afeto, cuidado e aconchego de uma família para perceber o prazer de viver.
Os brinquedos e brincadeiras devem ser instrumentos para um aprendizado da vida com muita liberdade e entusiasmo. Então temos a vontade sendo trabalhada, estimulada e percebida através dos “olhinhos brilhando”.
No primeiro ano o bebê aprende a andar, no segundo a falar e no terceiro a pensar.
Então a criança saudável nesta idade já terá a tranqüilidade de brincar sozinha e também o entusiasmo de interagir em um grupo de amiguinhos.
Para uma educação correta é necessário buscar respostas para algumas perguntas.

1.a.)Como desenvolver um olhar para ela de que existe um potencial infinito a ser desenvolvido?
Semelhante a uma semente onde existe a riqueza da diversidade e o divino do desabrochar humano, este olhar deve conter respeito, admiração e muita responsabilidade em transformá-la em uma árvore frondosa e que no futuro possa servir a humanidade.
Neste período a criança aprende por imitação e sua capacidade mental de entender através das explicações é muito restrita.
É  importante dar um apoio incondicional a esta criança onde ela sinta que sempre terá alguém em quem poderá confiar e contar nas dificuldades da vida. Isto não significa não dar limites, mas sim estar presente nas alegrias e tristezas compartilhando momentos bons e de superação.
Valorizar e priorizar a importância dos relacionamentos familiares em mais quantidades de horas e qualidade na dedicação e convivência entre os seus integrantes. A rotina diária transforma os relacionamentos familiares em julgamentos, condenações e veredictos e esquece-se de ouvir o outro lado, geralmente a criança.
É importante entender a diferença entre gastar o tempo em se preocupar com o que os outros falam e o que se passa dentro de cada criança. Também precisamos desenvolver os talentos de cada um praticando o reconhecimento, o aconchego das idéias e o perdão.

1.b.) Como ensinar a capacidade de fantasiar, imaginar e criar imagens através do desenrolar das tramas de estórias?
Quando uma criança pequena vivenciou ouvir estórias narradas pelos pais na hora de dormir, provavelmente ela terá esta competência. Então quando o professor estiver explicando uma matéria, esta criança estará criando cenas e imagens em sua mente e memorizar o conteúdo será muito mais fácil. Desta forma esta matéria será entendida em sua essência e não decorada. Caso a criança não tenha adquirido esta capacidade no primeiro setênio, poderá aprender através do hábito da leitura, mas é uma competência necessária para um futuro próspero.

1.c.) Porque as vivências “na natureza” servem como base no aprendizado da vida?
A criança que recebe um ovo frito na mesa e simplesmente come mecanicamente sem saber a origem e o processo que passou para chegar até a sua boca, percebe a vida de uma forma muito parcial e “viver”torna-se um processo mecânico e sem graça. É necessário que a criança vivencie uma galinha botando um ovo, a compra da caixinha de ovos no supermercado, ver os pais fritando o ovo no fogão e depois a louça sendo lavada na pia.
Quando isto não acontece e os pais decidem por ela, entender a vida para a criança será muito difícil. E quando ela estiver longe dos pais, outros decidirão por ela.
É muito importante que nesta idade os pais narrem de uma forma lúdica e verdadeira tudo o que acontece ao seu redor, com princípio, meio e fim. Desta forma ela construirá uma personalidade forte e íntegra, sua vontade de atuar no mundo será estimulada e esta criança nunca terá tédio.
O mundo atual valoriza muito o conforto proporcionado pela tecnologia e esquece a simplicidade das vivências na natureza. Então a criança cresce sem andar descalço pisando a terra em terrenos irregulares, não sobe em uma árvore, não tem contato com diferentes formas, cores, texturas, tamanhos de folhas, flores e frutos. Segundo Rudolf Steiner criador da antroposofia, temos 12 sentidos para perceber o mundo e seremos mais felizes,  equilibrados e competentes quanto mais desenvolvermos estas percepções.
Vivências “na natureza” durante o período infantil trabalhará estes sentidos.

1.d.) Porque o Brincar é coisa séria?
O brinquedo é um instrumento para praticar o “BRINCAR” que é um ato muito importante para o desenvolvimento anímico de uma criança. Esta atividade é uma coisa muito séria e é feita com total dedicação e diferente do trabalho para o adulto que é dirigido de fora para o indivíduo, o brincar brota de dentro através da vontade da criança.
No brincar a criança interage com os elementos da natureza: terra, água, ar e fogo.
É muito importante a criança vivenciar atividades como empinar pipas, soltar bolinhas de sabão ao vento, fazer uma horta, acender uma fogueira, contemplar o crepitar do fogo de um fogão de lenha, um barquinho de papel levado pela correnteza da água da chuva e um banho de cachoeira. 
O brincar é uma manifestação muito profunda que conduz ao fazer e através dele o homem inicia sua manifestação da essência humana. Através desta atividade a criança aviva suas fantasias e a imaginação desenvolvendo a inteligência.
Os brinquedos industrializados totalmente prontos impedem que a criança tenha liberdade de imaginar, criar, projetar e completar. 
No conceito da Pedagogia Waldorf os bonecos(as) são feitos de lã de carneiro, algodão e tem uma postura ereta e as partes do corpo proporcionais a de um homem e entende-se que elas sejam semelhantes à criança.
Objetiva-se com os bonecos(as) o estímulo da imaginação porque com o material natural com que é feita de forma artesanal, temos diferentes texturas, cores e formas.
A criança acolhe a boneca em seus braços e rapidamente a temperatura do seu corpo passará para a boneca criando uma interação entre as duas de muito carinho.
As feições da boneca são pouco definidas para que as emoções da criança possam ser compartilhadas com a boneca criando um vínculo muito amoroso entre as duas.
Através dela a criança aprende a se conhecer através do “espelhamento”, exercita a sociabilidade e aprende a cuidar do outro ser humano.
A capacidade da imaginação da criança é desenvolvida através dos brinquedos e contos infantis, e tem uma importância vital para o desenvolvimento da habilidade  de comunicação de nosso filho com outras crianças e com o mundo.
Imaginar figuras, cenários e enredos em nossos pensamentos, será a estrutura para que ela possa conseguir a inteligência lingüística.
O aprendizado de línguas também é muito facilitado se a criança tiver a capacidade da imaginação.
No primeiro setênio dos zero aos sete anos a criança precisa de brincar muito e a função dos pais é proporcionar brinquedos e ambiente adequados ao brincar saudável que através da vivência ensine um mundo prazeroso, belo e com infinitas atividades muito interessantes a serem desfrutadas.
A atividade de brincar proporciona o movimento à criança e a noção de seu espaço corporal externo e interno.  Brincando com diferentes materiais como madeira, pedra, metal, água, terra, plástico ela aprende a perceber o quente/frio, mole/duro, rígido/flexível, leve/pesado, redondo/quadrado, grande/pequeno. A beleza da diversidade das cores, a sombra e a luz. Andando de bicicleta aprende o equilíbrio e vivencia a liberdade. Subindo em árvores aprende a equilibrar-se.
Um espaço de terra com galhos, tocos de madeira e água imagina uma fazenda e constrói casas, rios, árvores, pontes e estradas.
Brincar é aprender a imaginar coisas abstratas que poderão se concretizar no futuro através da criatividade.
Uma criança que vivencia uma infância rica em brincadeiras na natureza com muitos amigos, aprenderá a pensar imagens e sua criatividade será infinita. Outro ponto importante é que esta criança aprende a estar no presente com a mente e o sentimento juntos, ou então dizemos concentrados no que faz com toda a sua atenção.
Esta criança na idade escolar conseguirá prestar toda atenção na aula do professor e provavelmente não precisará estudar para as provas como muitos fazem nos dias de hoje.
Uma criança hiperativa é fruto de uma infância sem movimentos e poucas atividades em brincar.
Antecipar o ensino intelectual às crianças pode causar sérios danos ao seu desenvolvimento.

1.e.) Como aprender o emocional através das  interações entre as pessoas, animais e plantas?
A criança tem necessidade de interagir com outras crianças, vivenciar dividir espaços e brinquedos, aprender a perder e ganhar, compartilhar a atenção dos adultos, cuidar do cachorrinho, plantar uma alface, cuidar, regar, esperar e vivenciar o primeiro brotinho nascendo.

1.f.)Porque uma criança faz birra?
Com 3 anos a criança passa pela primeira fase de separação do seu “eu”. Até aquele momento não se escuta ela dizer esta palavra e agora ela quer sentir sua personalidade. É uma fase delicada que exige muito cuidado em não ceder à birra, mas também não extrapolar para o outro lado e bloquear as manifestações de sua vontade.

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