Quem é a criança dos sete aos quatorze anos e o que ela necessita?

Nesta idade inicia o período escolar e a criança precisa desenvolver seus sentimentos através da percepção do mundo externo e do relacionamento com outras pessoas. É o tempo de aprender a beleza da natureza, conviver com suas diferenças e vivenciar a contemplação do belo. A música e outras atividades artísticas ajudam muito o aprendizado necessário ao seu corpo emocional. 
Nesta idade é muito importante iniciar o entendimento do significado do dinheiro em nossas vidas e que é necessário termos responsabilidade, disciplina, persistência e integridade moral.

2.a.) Como desenvolver um adulto Humano, Íntegro e com Moral?
A necessidade primordial desta criança é ter “autoridade para decidir” entre  suas opções o que sente ser melhor para ela. Esta atitude tem que vir acompanhada de tempo de dedicação  exclusiva à criança para “cultivar a amizade” e conseguir estar presente em suas pequenas dificuldades. Desta forma ela se sentirá com “segurança para inovar” e viver uma vida repleta de experiências prazerosas e belas dentro da sua verdade.
 Quando os pais olham para uma criança neste setênio e não vêem responsabilidade suficiente para delegar a autoridade em decisões do dia a dia, comete-se um dos maiores erros na educação. Ela é impedida de vivenciar e assumir as conseqüências da sua decisão.
A criança tem a necessidade de vivenciar a manifestação da vontade nas opções que surgem e ela decidir o conjunto de pensar, sentir e fazer partindo de sua própria decisão que  proporcionará a formação de uma personalidade forte e íntegra.

2.b.)Como praticar um aprendizado eficaz e prazeroso na escola?
Os pais podem escolher a escola correta que ajude a educar os filhos procurando as qualidades destacadas abaixo.
Atualmente a escola enfrenta vários problemas na forma como se encontram as crianças e jovens e tudo se reflete na capacidade das crianças realmente aprenderem os conteúdos curriculares.
Muitos educadores concordam de que são necessárias mudanças nesta forma antiga de educar as crianças, mas pouco se tem feito para que elas tenham entusiasmo e prazer no ato de aprender.
Entender que a responsabilidade em “educar” os filhos é dos pais e consiste em permitir que a criança se manifeste para a que veio em sua missão de vida.
A escola é responsável por “ensinar” conceitos mentais da ciência e entende-se que na idade de sete anos a criança já teria a formação moral, ética e humana que se aprende em casa.

2.c.)Qual a importância das qualidades técnicas e humanas do professor?
Valorizar o professor e considerar aspectos como um autoconhecimento constante uma prática do seu trabalho. Somente assim ele poderá formar crianças nos aspectos emocionais e racionais.
As qualidades necessárias para um(a) professor(a) são:
”Ter” conhecimento técnico
* “Ser humano” possuir conhecimento do ser humano, de si mesmo e dos alunos em seus talentos e suas dificuldades. Trabalhar sua auto-estima e autoconfiança para ensinar estes atributos emocionais.
* “Ser professor” é ter paixão pela profissão que exerce.
* “Estimular a aprender a aprender sempre” criando desafios para os alunos que tem uma maior facilidade em entender a matéria e desafiando aqueles que têm uma dificuldade maior em superar e perseverar.
*”Ser um aprendiz da vida” aprendendo a cada superação sua e buscando respostas às perguntas que vão surgindo no caminho.
*”Ser justo” e que saiba perceber relacionamentos injustos entre os alunos e tenha a criatividade de soluções inovadoras.
*”Ter didática” em perceber formas diferentes que possam ser mais fáceis para que as  crianças aprendam.

2.d.)Como transformar as aulas em momentos agradáveis onde realmente as crianças aprendam?
O aprender passa por pensar o conceito, sentir e fazer. Quanto mais as aulas ficarem somente no mental, mais dificuldade as crianças terão no aprendizado e na memorização das matérias curriculares. Procurar vivenciar o conceito é muito importante para termos um aprendizado eficaz. As crianças que não conseguem aprender na sala de aula quando o professor explica as matérias é porque estão ali somente fisicamente, mas a vontade (sentimento) e o pensamento estão bem longe. Portanto estas crianças não conseguem se concentrar e entender durante a aula e tem que aprender através das tarefas e longos estudos em casa sem a ajuda do professor.
Quando a criança teve uma vivência correta do “brincar” até os 7 anos ela terá uma base criativa com muita imaginação e fantasia e saberá “pensar imagens”.
Então quando ela chegar à idade escolar e quando o professor explicar determinado conceito ela transformará em imagens, facilitando muito o entendimento.
Uma criança que aprendeu a “ouvir” e a “respeitar” o outro “ser humano” não terá dificuldade em interagir socialmente com outras crianças na escola e estabelecerá vínculos de amizade verdadeiros e sinceros.

2.e.)Qual a motivação em se estudar?
Atualmente as crianças estudam para ir bem na prova. O motivo e a prática do estudo deveria ser mais interessante e poderia ter metas mais ambiciosas porque quando não as temos, qualquer dificuldade nos esmorece e acabamos ficando pelo caminho. A única opção das crianças é estudar, portanto se não aprende a matéria e passa para o ano seguinte onde depende do conceito anterior, tudo vai ficando cada vez mais complicado e difícil de entender. Cria-se na criança um sentimento de inaptidão para “viver a vida”. Deste estágio para um caminho de fuga através do vício nas drogas e no álcool é um pulo.
Portando a busca por metas mais ambiciosas na vida é algo que pode criar motivos para estudar com mais entusiasmo.

2.f.) Como criar um ambiente colaborativo e de confiança na escola onde o “errar” possa ser praticado?
Quando vivemos sob pressão do medo de sermos julgados, condenados e ridicularizados, temos muito medo em “ousar” fazer algo diferente ou dizer uma idéia nova. Mas para aprendermos o novo ou melhorarmos algo que já fazemos, precisamos mudar. Portanto o aprendizado não acontece sem a mudança e “ter” um ambiente que permita “errar” é condição básica para termos um ensino de qualidade.

2.g.) Como conseguir que a criança tenha o hábito da leitura?
Atualmente muitas crianças nesta idade tem dificuldade no aprendizado porque em uma frase encontram de 2 a  3 palavras que não entendem o significado. Como não tem o hábito da leitura possuem um vocabulário muito restrito.
A criança que no primeiro setênio teve os pais com hábitos de ler e quando iam ao shopping se dirigiam a uma livraria, com certeza terá  adquirido este hábito tão saudável.
Portanto quando a criança que não tem este costume, ela pode iniciar com a leitura de livros que a interessem verdadeiramente. Depois ela terá disposição e entusiasmo para os livros escolares. 

2.h.) O que é tédio?
Quando a vontade de uma criança não é estimulada em “fazer” algo e é bloqueada, criamos aos poucos o tédio. Ele gera um anti entusiasmo e uma falta de motivação para viver e desfrutar a vida. As vivências de momentos prazerosos e a contemplação da beleza da natureza alimentam  a alma. Para evitar o tédio na vida de uma criança devemos entender a palavra “gratidão”. Ela é parente da arte e da música. Não existe gratidão sem entendimento da auto consciência, de se perceber o mundo de um ponto de vista mais humano e espiritual. Não precisamos ter uma religião, mas precisamos acreditar na existência de Deus e que temos muito do divino dentro de nós e de nossas crianças. A educação atual está construindo crianças com 10 a 12 anos já entediadas com a vida porque em nome da segurança os pais decidem por elas e não tem confiança nelas. Então criamos adultos com personalidade fraca e com dois perfis básicos, o primeiro recolhe sua vontade e sente tédio, o segundo torna-se  agressivo e não tem auto controle. Temos o terceiro que se anestesia e observa tudo, mas finge que não viu nada.
Os tres tipos comportamentais não entendem o sentido do limite que é o ponto básico em compreender relacionamentos saudáveis. Então temos problemas de “Bullying” e nas escolas as crianças batem, apanham ou fingem que não veem.
Então como praticar uma educação diferente buscando o humano com auto confiança e auto estima em uma sociedade totalmente consumista, competitiva e predatória?
Penso que é muito difícil, mas não é impossível!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#.109 Marcia Akahoshi, uma Corretora de Imóveis Humanizada.

#.101 Momentos "UAU" - Quantos destes momentos mágicos o seu dinheiro, talentos e capacidades proporcionaram a voce, sua familia menor e maior e ao mundo ?

#.110 Porque Vender e Comprar uma casa? ENCERRANDO CICLOS NA NOSSA VIDA!!!!!