#.31 Qual a importancia de uma pessoa de referencia na vida de uma criança ou mesmo de um adulto?



Eu sou Márcia Akahoshi e tenho 65 anos.
A 39 anos o médico que cuidou do nascimento do meu filho mais velho, entregou em meus braços o bebe que ele era. A fragilidade, a beleza, o encanto e o amor que aquele pequeno ser humano representava através do bebe que era, representaram um momento de muita importância em minha vida.
A semente do humano que Deus me entregou naquele momento, pulsava em sintonia com o meu coração e sentí com muita força a enorme responsabilidade de alimentar, cuidar, dar aconchego e ensinar a vida para aquele pequeno ser.

Ter a sabedoria de que estava em minhas mãos 
uma grande responsabilidade do futuro daquele pequeno ser humano, 
foi a motivação maior que me impulsionou e impulsiona a vencer desafios, superar sofrimentos 
e celebrar as conquistas e vitórias.

Aprendí, aprendo e aprenderei a difícil, porém maravilhosa tarefa de simplesmente ser mãe....
A vida me presenteou com três filhos de idades diferenciadas e com padrões de viver a vida totalmente diferentes um do outro.
A vinte anos perdi meu casamento e a minha educação foi feita de forma muito solitária.

Então alguns conceitos e decisões da maneira correta em educá-los
 foram extremamente "INOVADORAS"

Muito diferente do que a forma como as mães dos amiguinhos faziam.
Como por exemplo:
1) Autoridade nas suas decisões a partir de 6 anos.
Um dia meu filho com 7 anos faltou na aula e no dia seguinte o amiguinho perguntou:
Amiguinho: Você estava doente?
Meu filho: Fiquei assistindo um filme e fiquei com preguiça de vir na escola.
Amiguinho: Mas sua mãe deixa voce faltar na escola, se voce não está doente?
Meu filho: Na minha casa nós podemos decidir faltar na aula quando quisermos.
Amiguinho: Folgado, folgado.... Acho que na verdade voce é Sortudo...
Resultado: A prática do livre arbítrio e a autoridade em decidir pelo seu pensamento desde cedo permitiu uma evolução de uma autoconfiança sensacional. Hoje e já adultos possuem uma autoconfiança e auto estima por eles mesmos fabulosa. 
Eu digo que possuem um "Mundo Interno" já um pouco conhecido a eles.

2) Apoio Incondicional - Pessoa de Referência
Um dia meu filho com 10 anos foi pego pulando o muro da escola. 
Fui imediatamente lá, encontrei meu filho com o amiguinho (pequenos) e muita gente grande acusando-os da ação absurda e errada que tinham feito. Apontando o dedo no nariz dos dois. 

Percebi que o estado emocional dos dois era muito diferente. 
Meu filho estava bem tranquilo, mas seu amiguinho estava muito nervoso.   

Então ele me contou o ocorrido. A escola tinha como norma autorizar a saída das crianças somente com uma autorização por escrito dos pais. 
Eu já tinha dado várias para ele. 
Tinha sobrado somente uma, então a  segunda opção seria pular o muro da escola. Mas  o amiguinho não tinha coragem. 
Meu filho não teve dúvidas, entregou a ultima autorização para o amiguinho e foi pular o muro da escola. Então foi pego e o amiguinho já o aguardava do lado de fora da escola.

Conclusão, eu disse a ele que  agiu de forma inteligente solucionando o problema e sendo muito amigo, mas a escola tinha regras e que nesse ponto eles erraram.
Resultado: O fato do meu filho confiar que eu ficaria do lado dele incondicionalmente, permitiu que ele tivesse a auto confiança em não se preocupar com o que poderia acontecer. O mesmo não aconteceu ao amiguinho dele, seu sentimento era de preocupação e ansiedade.
Este apoio permitiu que sua vida fosse bem mais leve e alegre. Com muito menos medo de se arriscar em mudanças e novas situações da vida.

3) Privilegiar o Mundo Interno ao invés do Mundo Externo
A antroposofia é uma ciência espiritual criada por Rudolf Steiner e diz que a alma humana atua no mundo através do Pensar/ Sentir/ Querer.  Este é o nosso mundo interno. Vivemos o mundo externo governado pelo mundo interno e com total ignorância de que isto ocorre.
Então sempre privilegiei o Mundo interno.
O pensar ocorre na cabeça em nosso sistema neuro sensorial.
O alimento desta parte ocorre na definição de que "APRENDER PODE SER GOSTOSO"
O sentir ocorre no coração e pulmão em nosso sistema rítmico-circulatório. Alimentei esta parte com o aprendizado da música através do estudo de um instrumento musical.
O querer ocorre no abdômen e membros em nosso sistema metabólico motor. Alimentei esta parte com o item um, delegando a eles desde os 6 anos a prática de pequenas escolhas dentro do livre arbítrio.
Esta força criada por este equilíbrio na trimembração é pouco conhecida por nós.

Resultado: Formei filhos com o Mundo Interno com muita força.
 Uma "VONTADE VERDADEIRA" para si, e não para mostrar ao outro como eu sou bom. 
Isto cria uma energia vital impressionante onde a "RESILIÊNCIA" torna-se uma constante em nossas vidas.
Meu filho com 11 anos me disse que queria trocar de escola, o aprendizado estava fraco. Chamei meus outros dois filhos e visitamos 4 escolas . Analisamos juntos a pedagogia, as apostilas, os professores, etc.
Mas, o mais importante é que disse ao meu filho, vamos analisar todos os pontos juntos 
porque trata-se de uma decisão muito importante. 

Mas, a decisão de qual escola vamos escolher será somente sua.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#.109 Marcia Akahoshi, uma Corretora de Imóveis Humanizada.

#.101 Momentos "UAU" - Quantos destes momentos mágicos o seu dinheiro, talentos e capacidades proporcionaram a voce, sua familia menor e maior e ao mundo ?

#.110 Porque Vender e Comprar uma casa? ENCERRANDO CICLOS NA NOSSA VIDA!!!!!