#.18 PORQUE APRENDER A LER E A ESCREVER NA PEDAGOGIA WALDORF FORMA A CRIANÇA DE MANEIRA SISTÊMICA?





Um exemplo de que podemos fazer diferente na vida 
é a visão correta do aprendizado da leitura e da escrita.
 Essa é a primeira prova da criança em que ela é cobrada e a vida exige que ela aprenda.
Nas escolas onde é praticada a pedagogia Waldorf, aprender a ler e escrever 
não se resume ao aprendizado  da representação das vogais, consoantes e números. 
O aprendizado não se restringe a símbolos estéreis e abstratos e a habilidades de decodificação.

Tudo é mais amplo 
e envolve a comunicação escrita e falada nos aspectos cognitivos e anímicos. 
Aprendem-se os sentimentos e sua diferença no pensar, sentir
 e no atuar no mundo.

Aprende-se a linguagem do falar, pensar e sentir com o coração.

A leitura correta cria cenas imaginárias em resposta às palavras 
e desta forma cria-se um cenário com imagens.
Assim a memorização e a compreensão se tornam bem mais fáceis.
Então a criança aprende também a linguagem imaginativa.
Esta capacidade será fundamental para que ela aprenda os atributos da inteligência emocional
 e possa ser feliz. 
O “aprender a aprender” passa a ser uma atividade prazerosa e não uma obrigação.
O aprendizado da leitura inicia em conseguirmos entender através das palavras a ideia do autor.

O que ele quis transmitir?
Entendermos e depois da leitura sabermos sintetizar a  ideia que o autor nos transmitiu.  

Tudo isto passa pelo anímico da criança e pela beleza que existe nas palavras e na expressão de uma ideia, tanto em poder expressá-la como escutar e compartilhar pontos de vistas diferentes.
A imaginação e a atividade artística com criatividade de cada criança podem ser prejudicadas
quando temos uma alfabetização precoce.

Um exemplo muito interessante é como o desenho de um coelhinho é feito em uma escola tradicional e outra da Pedagogia Waldorf. 
Na escola tradicional, o desenho vem contornado e as crianças simplesmente pintam com lápis colorido.
Na escola que utiliza a Pedagogia  Waldorf, a professora narra uma estória do coelhinho com um cenário deslumbrante, o sol brilhando, o gramado verdejante, as flores com suas cores extasiantes, e os personagens sentindo muita emoção e com suas qualidades arquetípicas.
A criança aprende a imaginar e criar em seu pensamento, cenários com o coelhinho feliz com toda a sua vitalidade e movimentos.
Depois de ouvir a narração de toda a estória, cada criança desenha o coelhinho no cenário que criou em sua mente. Aprende-se dessa forma a imaginar e criar imagens que depois a criança utilizará para sua compreensão na leitura.

Aprender a se relacionar
 e sentir como é gostoso ser ouvida
 e poder falar com liberdade a sua verdade,
 sentindo o acolhimento de sua ideia
 é maravilhoso!

Iniciamos o aprendizado da escrita como nossa humanidade: escrevendo com carvão.
Depois as crianças utilizam canetas de bambu com tinta nankim 
aprendendo a escrita japonesa de paz, amor, harmonia, sabedoria, etc.
Tudo é vivenciado na realidade.

No terceiro ano, é feita uma cerimônia na qual os pais entregam um presente para os filhos: uma caneta tinteiro, simbolizando que agora ele está apto a ler e escrever, 
sentindo as palavras e ideias na sua essência.
Dessa forma, as crianças vivem as histórias, criam imagens interiores, sentem as emoções, compreendem e memorizam todo o texto. 
O professor com conhecimento verdadeiro do ser humano é capaz de educar com uma metodologia
 com essência que permite o desabrochar do aprendizado prazeroso.

Saber ler em um livro as palavras,
 perceber a ideia que o autor transmitiu
nos aspectos mentais, emocionais e espirituais
 é realmente conseguir
um aprendizado eficaz e eficiente da leitura.

Sintetizar a ideia e analisá-la comparando com a sua verdade e acrescentá-la ou não à sua totalidade é ir construindo o ser humano que nós somos. 
Esse pensamento racional vivenciado na prática é que vai nos trazer a sabedoria.
Ouvir as ideias de outra pessoa e ter o entendimento do que foi transmitido em sua essência é que define aprender realmente a ouvir.
Só dessa forma é que estaremos preparados para relacionamentos verdadeiros.
Não é mágico?
“É inteiramente real o fato de que o verdadeiro conhecimento do ser humano
 pode soltar as amarras e libertar a vida interior da alma e trazer o sorriso a nossas faces”.
Rudolf Steiner.


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