#.18 PORQUE APRENDER A LER E A ESCREVER NA PEDAGOGIA WALDORF FORMA A CRIANÇA DE MANEIRA SISTÊMICA?
Um exemplo de que podemos
fazer diferente na vida
é a visão correta do aprendizado da leitura e da
escrita.
Essa é a primeira prova da criança em
que ela é cobrada e a vida exige que ela aprenda.
Nas escolas onde é
praticada a pedagogia Waldorf, aprender a ler e escrever
não se resume ao
aprendizado da representação das vogais, consoantes e números.
O aprendizado não
se restringe a símbolos estéreis e abstratos e a
habilidades de decodificação.
Tudo é mais amplo
e
envolve a comunicação escrita e falada nos aspectos cognitivos e anímicos.
Aprendem-se os sentimentos e sua diferença no
pensar, sentir
e no atuar no mundo.
Aprende-se a linguagem do falar, pensar e sentir com o coração.
A leitura correta cria
cenas imaginárias em resposta às palavras
e desta forma cria-se um cenário com
imagens.
Assim a memorização e a compreensão se tornam bem mais fáceis.
Então a criança aprende
também a linguagem imaginativa.
Esta capacidade será fundamental
para que ela aprenda os atributos da inteligência emocional
e possa ser feliz.
O “aprender a aprender” passa a ser uma atividade
prazerosa e não uma obrigação.
O aprendizado da leitura
inicia em conseguirmos entender através das palavras a ideia do autor.
O que ele quis transmitir?
Entendermos e depois da
leitura sabermos sintetizar a ideia que o autor nos transmitiu.
Tudo isto passa pelo
anímico da criança e pela beleza que existe nas palavras e na expressão de uma ideia, tanto em poder expressá-la como escutar e compartilhar pontos de
vistas diferentes.
A imaginação e a atividade
artística com criatividade de cada criança podem ser prejudicadas
quando temos uma
alfabetização precoce.
Um
exemplo muito interessante é como o desenho de um coelhinho é feito em uma
escola tradicional e outra da Pedagogia Waldorf.
Na escola tradicional, o
desenho vem contornado e as crianças simplesmente pintam com lápis colorido.
Na
escola que utiliza a Pedagogia Waldorf, a
professora narra uma estória do coelhinho com um cenário deslumbrante, o sol
brilhando, o gramado verdejante, as flores com suas cores extasiantes, e os
personagens sentindo muita emoção e com suas qualidades arquetípicas.
A
criança aprende a imaginar e criar em seu pensamento, cenários com o coelhinho
feliz com toda a sua vitalidade e movimentos.
Depois de ouvir a narração de toda a estória, cada criança desenha o
coelhinho no cenário que criou em sua mente. Aprende-se dessa forma a imaginar e criar imagens que depois a criança
utilizará para sua compreensão na leitura.
Aprender a se relacionar
e sentir como é gostoso ser ouvida
e poder falar com liberdade a sua verdade,
sentindo o acolhimento de sua ideia
é maravilhoso!
Iniciamos o aprendizado da
escrita como nossa humanidade: escrevendo com carvão.
Depois as crianças utilizam
canetas de bambu com tinta nankim
aprendendo a escrita japonesa de paz, amor,
harmonia, sabedoria, etc.
Tudo é vivenciado na
realidade.
No terceiro ano, é feita uma cerimônia na
qual os pais entregam um presente para os filhos: uma caneta tinteiro,
simbolizando que agora ele está apto a ler e escrever,
sentindo as palavras e ideias na sua essência.
Dessa forma,
as crianças vivem as histórias, criam imagens interiores, sentem as emoções,
compreendem e memorizam todo o texto.
O professor com conhecimento verdadeiro
do ser humano é capaz de educar com uma metodologia
com essência que permite o
desabrochar do aprendizado prazeroso.
Saber ler em um livro as
palavras,
perceber a ideia
que o autor transmitiu
nos aspectos mentais, emocionais
e espirituais
é realmente conseguir
um aprendizado eficaz e
eficiente da leitura.
Sintetizar a ideia e analisá-la
comparando com a sua verdade e acrescentá-la ou não à sua totalidade é ir
construindo o ser humano
que nós somos.
Esse pensamento racional vivenciado na prática
é que vai nos trazer a sabedoria.
Ouvir as ideias de outra pessoa e ter o entendimento do que
foi transmitido em sua essência é que define aprender realmente a ouvir.
Só dessa forma é que estaremos preparados para relacionamentos
verdadeiros.
Não é mágico?
“É inteiramente real o
fato de que o verdadeiro conhecimento do ser humano
pode soltar as amarras e
libertar a vida interior da alma e trazer o sorriso a nossas faces”.
Rudolf Steiner.
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