5- O QUE É APRENDER A LER E A ESCREVER DENTRO DA PEDAGOGIA WALDORF?
Um exemplo de que podemos fazer diferente na vida é a visão correta do
aprendizado da leitura e da escrita. Essa é a
primeira prova da criança em que ela é cobrada e a vida exige que ela aprenda.
Nas escolas onde é praticada a pedagogia Waldorf, aprender a ler e
escrever não se resume ao aprendizado da representação das vogais, consoantes e
números. O aprendizado não se restringe a
símbolos estéreis e abstratos e a habilidades de decodificação.
Tudo é mais amplo e envolve a comunicação escrita e falada nos aspectos
cognitivos e anímicos. Aprendem-se os
sentimentos e sua diferença no pensar e no atuar no mundo.
A leitura correta cria cenas imaginárias em resposta às palavras e desta
forma cria-se um cenário com imagens, de maneira que
a memorização e a compreensão se tornam bem mais
fácil.
Então a criança aprende também a linguagem imaginativa.
Esta capacidade será fundamental para que ela aprenda os atributos da
inteligência emocional e possa ser feliz. O
“aprender a aprender” passa a ser uma atividade prazerosa e não uma obrigação.
O aprendizado da leitura inicia em conseguirmos entender através das
palavras a ideia do autor.
O que ele quis transmitir?
Entendermos e depois da leitura sabermos sintetizar a ideia que o
autor nos transmitiu.
Tudo isto passa pelo anímico da criança e pela beleza que existe nas
palavras e na expressão de uma ideia, tanto em poder expressá-la
como escutar e compartilhar pontos de vistas diferentes.
A imaginação e a atividade artística com criatividade de cada criança podem ser prejudicadas quando temos uma alfabetização precoce.
Um exemplo muito
interessante é como o desenho de um coelhinho é feito em uma escola tradicional
e outra que utiliza o fundamento da Pedagogia Waldorf. Na escola tradicional, o desenho vem contornado e
as crianças simplesmente pintam com lápis colorido.
Na escola que utiliza a Pedagogia Waldorf, a professora narra uma estória do coelhinho com um
cenário deslumbrante, o sol brilhando, o gramado verdejante, as flores com suas
cores extasiantes, e os personagens sentindo muita emoção e com suas qualidades
arquetípicas.
A criança aprende a imaginar
e criar em seu pensamento, cenários com o coelhinho feliz. Ela imagina toda a trama da história, percebe os sentimentos, os arquétipos de cada personagem e consegue estar 100% com o foco no tempo presente. Depois de ouvir a
narração de toda a estória, cada criança desenha o coelhinho no cenário que
criou em sua mente. Aprende-se dessa forma a
imaginar e criar imagens que depois a criança utilizará para sua compreensão na
leitura. Aprende-se a criar no imaginário e concretizar no mundo físico.
Aprender a se relacionar
e sentir como é gostoso ser
ouvida
e poder falar com liberdade a sua
verdade,
sentindo o acolhimento de sua ideia
é
maravilhoso!
Iniciamos o aprendizado da escrita como nossa humanidade: escrevendo com
carvão.
Depois as crianças utilizam canetas de bambu com tinta nankim aprendendo
a escrita japonesa de paz, amor, harmonia, sabedoria, etc.
Tudo é vivenciado na realidade.
No terceiro ano, é feita uma cerimônia na qual os pais entregam um presente para os filhos:
uma caneta tinteiro, simbolizando que agora ele está apto a ler e escrever,
sentindo as palavras e ideias na sua essência.
Dessa forma, as crianças vivem
as histórias, criam imagens interiores, sentem as emoções, focam 100% no momento presente, compreendem e
memorizam todo o texto. O professor com conhecimento verdadeiro do ser humano é
capaz de educar com uma metodologia com essência que permite o desabrochar do
aprendizado prazeroso.
Saber ler em um livro as palavras,
perceber a ideia que o autor transmitiu
nos aspectos mentais, emocionais e espirituais
é realmente conseguir
um aprendizado eficaz e eficiente da leitura.
Sintetizar a ideia e analisá-la comparando com a sua verdade e acrescentá-la ou
não à sua totalidade é ir construindo o ser humano que nós somos.
Esse pensamento racional vivenciado na prática é que
vai nos trazer a sabedoria.
Ouvir as ideias de outra pessoa e ter o
entendimento do que foi transmitido em sua essência é que define aprender
realmente a ouvir.
Só dessa forma é que estaremos preparados
para relacionamentos verdadeiros.
Não é mágico?
“É inteiramente real o fato de que o verdadeiro conhecimento do ser
humano pode soltar as amarras e libertar a vida interior da alma e trazer o
sorriso a nossas faces”.
Rudolf Steiner.
Comentários
Postar um comentário