COACH FAMILIAR, como transformar a vida em mais leveza e prazer?


É incrível como pequenas mudanças hoje na maneira como educamos nossos filhos , determinam um adulto com mais capacidades em simplesmente “viver a vida”.
Aspectos que voce vivencia como rotina no dia a dia e que se vistos sob um prisma diferente e mais abrangente, podem modificar toda uma história de vida de cada um dos integrantes da nossa família.
Estes mesmos pontos também podem ser aplicados a qualquer tipo de família, afinal estamos falando de aprender, evoluir, analisar e mudar a nós mesmos.
E quais são estes pontos?
1º.)Prática do livre arbítrio.
Inicia com a  capacidade de vivenciar suas percepções, sentir, intuir e analisar as possibilidades das escolhas que podem ser feitas. Decidir por um caminho e se responsabilizar pela escolha feita. Analisar o caminho percorrido para corrigir e aprender sempre. É muito importante delegarmos aos nossos filhos as pequenas decisões em sua vida como a roupa que vai usar para cada instante.
Case:
Uma família com o pai, a mãe, empregada e um menino de 8 anos.
Este último estava pronto para ir à escola, o pai chega e vendo o menino vestindo moleton, determina que troque por um shorts.
A empregada diz que havia ligado para a mãe e ela disse para o menino vestir moleton.
O pai sobe as escadas e diz para o filho segui-lo para trocar de roupa.
Agora imagine o que está passando na cabeça do menino?
Depois eu perguntei a ele:
- Quem sabe a roupa que voce vai vestir?
Ele respondeu que era a sua mãe.
Neste pequeno exemplo da rotina de uma família, percebo que os pais não estão permitindo ao filho seu aprendizado em lidar com seu livre arbítrio. O processo de perceber o tempo e espaço, determinar se está frio ou calor para escolher a roupa que vestirá.
Seria importante também que depois da decisão, que a criança aprenda a assumir as consequências de sua decisão e mesmo criar planos alternativos. Por exemplo pode-se ir com a bermuda por baixo e o moleton por cima. Quando o tempo esquentar, é só tirar o moleton.
2º.)Linguagem Imagética
Quando criança aprendemos as primeiras palavras, passamos pela identificação dos objetos e depois o entendimento das coisas que acontecem até compreendermos as idéias de cada um.
Até sermos alfabetizados, ouvimos e construímos em nossa mente as imagens e guardamos como memória. Portanto é importante permitirmos que a criança expresse sua opinião das coisas que vão acontecendo em nossas vidas.
É necessário darmos importância ao aprendizado desta linguagem, ela é a origem da criatividade, da pró atividade e da capacidade de realizarmos nossos sonhos.
3º.)Linguagem falada
Voce sabe ouvir?
Imaginamos que sabemos, mas faça um teste em sua família. Expresse uma ideia sua e peça para que a outra pessoa fale o que disse. É impressionante o que irá constatar.
As pessoas não sabem ouvir.
Depois faça outro vivência, peça para a outra pessoa expressar o que pensa da sua idéia.
4º.)Linguagem escrita.
Por volta dos 7 anos a criança aprende a transferir para o papel o que falamos. É uma simples codificação das imagens em símbolos de vogais, consoantes e números. Quando decidimos por alfabetizarmos a criança antes do tempo, pulamos o aprendizado da linguagem imagética. A possibilidade desta criança ser um adulto que não encontrará “graça” na vida, será muito grande.
5º.) Viver o presente com 100% de foco.
Crianças que tem esta capacidade conseguem estar focados totalmente no que o professor ensina e não precisará de gastar tempo depois em casa para estudar o que não aprendeu na aula. Esta criança irá bem na prova sem gastar muito tempo estudando em casa.
5º.)Essência da vida
Aprender a viver pede que tenhamos um entendimento de nós mesmos desde pequenos.
Os pais devem delegar aos filhos o mais cedo possível sua capacidade de livre arbítrio.
Entender com profundidade nossos sentimentos, nossas vontades o que agrada e o que desagrada, vivenciar o nosso querer e dar vida a Alma Humana.
A Alma Humana atua no mundo através do Pensar : Sentir : Querer que é através da sua vontade. Então temos o livre arbítrio para decidirmos entre diferentes soluções e assumimos as consequências de nossas decisões.
O objetivo é termos um adulto com uma personalidade forte e com capacidades morais e éticas e humanas que realmente possa estar preparado para servir o mundo.
Se pensarmos nos objetivos de uma educação correta, encontraremos uma maioria de opiniões que resume em trazer conhecimento e informação  para futuras disputas de vestibular e mesmo para prepara-lo para este mercado de trabalho tão competitivo.
Dentro da Pedagogia Waldorf educar e ensinar significar promover o pleno desenvolvimento das capacidades latentes de cada criança, formando uma pessoa apta a integrar-se no mundo com autoconfiança, consciência e criatividade,
Temos que formar, não simplesmente informar resgatando talentos e ajudando-os em suas dificuldades na descoberta de seus próprios caminhos.
O meu trabalho como Coach Familiar é feito com amorosidade
dos meus 60 anos de vida e buscando entende-la na prática.
Um resumo muito significativo para mim é aliar a vida pessoal,
profissional e espiritual na vida.
Buscando sempre a simplicidade pela compaixão

para que possa ser utilizado na prática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#.109 Marcia Akahoshi, uma Corretora de Imóveis Humanizada.

#.101 Momentos "UAU" - Quantos destes momentos mágicos o seu dinheiro, talentos e capacidades proporcionaram a voce, sua familia menor e maior e ao mundo ?

#.110 Porque Vender e Comprar uma casa? ENCERRANDO CICLOS NA NOSSA VIDA!!!!!