O que é aprender a ler e escrever dentro da Pedagogia Waldorf?


Um exemplo de que podemos fazer diferente, é a visão do aprendizado da leitura e da escrita. Esta é a primeira prova da criança onde ela é cobrada e a vida exige que ela aprenda.
As escolas onde é praticada a pedagogia Waldorf, aprender a ler e escrever não se resume ao aprendizado da representação das vogais, consoantes e números.. O aprendizado não se restringe à símbolos estéreis e abstratos e a habilidades de codificação.
Tudo é mais amplo e envolve a comunicação escrita e falada nos aspectos cognitivos e anímicos. Aprende-se os sentimentos e sua diferença no pensar e no atuar no mundo.
A leitura correta cria cenas imaginárias em resposta às palavras, e desta forma cria-se um cenário com imagens e onde a memorização e compreensão se tornam bem mais fáceis.
O aprendizado da leitura inicia-se quando conseguimos entender, através das palavras, a idéia do autor. O que ele quis transmitir? Depois da leitura conseguimos sintetizar a idéia que o autor nos transmitiu.
Tudo isto passa pelo anímico da criança e pela beleza que existe nas palavras e na expressão de uma idéia. Poder escutar e compartilhar pontos de vistas diferentes são vivências que enriquecem o mundo da imaginação da criança.
A imaginação e a atividade artística com criatividade de cada criança são castradas quando temos uma alfabetização precoce.

Um exemplo muito interessante é como o desenho de um coelhinho é feito em uma escola tradicional e outra da Pedagogia Waldorf. Na primeira o desenho vem contornado e as crianças simplesmente pintam com lápis colorido.
Na segunda a professora narra uma estória do coelhinho com um cenário maravilhoso e com muita riqueza de detalhes e também muito sentimento e qualidades arquetípicas dos personagens. A criança aprende a imaginar e criar em seu pensamento, cenários com o animal. Depois de ouvir a narração de toda a estória, cada criança desenha o coelhinho no cenário que criou em sua mente. Aprende-se desta forma a imaginar e criar imagens que depois a criança utilizará para sua compreensão na leitura tornando seu mundo muito mais belo e criativo.

Aprender a se relacionar

e sentir como é gostoso ser ouvida

e poder falar com liberdade a sua verdade,

sentindo o acolhimento de sua idéia:

É maravilhoso!
Como se aprende a ler e escrever em uma escola Waldorf?

Iniciamos o aprendizado da escrita como na humanidade: escrevendo com carvão.
Depois as crianças escrevem com canetas de bambu com tinta nankim aprendendo a escrita japonesa de paz, amor, harmonia, sabedoria, etc.
Tudo é vivenciado na realidade.
No terceiro ano é feita uma cerimônia onde os pais entregam um presente para os filhos: uma caneta tinteiro, simbolizando que agora ele está apto a ler e escrever, sentindo as palavras e idéias na sua essência.
Desta forma as crianças vivem as histórias, criam imagens interiores, sentem as emoções, compreendem e memorizam todo o texto. O professor com conhecimento verdadeiro do ser humano é capaz de educar em uma metodologia com essência que permite o desabrochar do aprendizado prazeroso.
Saber ler em um livro as palavras,

perceber a idéia que o autor transmitiu nos aspectos mentais,

emocionais e espirituais é realmente conseguir

um aprendizado eficaz e eficiente da leitura.

Sintetizar esta idéia e falar com suas palavras o conteúdo e comparar com a sua verdade, e acrescentá-la ou não à sua totalidade, é ir construindo o “Ser-Humano“ que nós somos. A idéia racional vivenciada na prática é que vai nos trazer a “Sabedoria”.
Ouvir o pensamento de outra pessoa e ter o entendimento do que foi transmitido em sua essência é que define aprender realmente a ouvir.
Só desta forma é que estaremos preparados para relacionamentos verdadeiros.

Não é Mágico?

“É inteiramente real o fato de que o verdadeiro conhecimento do ser humano pode soltar as amarras e libertar a vida interior da alma e trazer o sorriso às nossas faces”.Rudolf Steiner.




Convido você a assistir o início de do filme "Mãos talentosas" onde é narrado a história de um menino pobre de Detroit que tirava más notas e aos 33 anos se tornou diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário, em Baltimore, EUA. É a história de um grande neurocirurgião que em sua infância teve dois momentos muito  importantes que mudaram radicalmente seu futuro para este grande neurocirurgião que é hoje. O primeiro foi quando sua mãe impede de assistir televisão o dia todo e o encaminha para a biblioteca pública, criando o seu hábito de leitura. O segundo quando insiste e consegue resgatar sua capacidade de imaginação.





Comentários

  1. Adorei... Gostaria muito de aprender mais a respeito...

    ResponderExcluir
  2. Oi Karine, fico muito feliz que tenha gostado.
    Não sei se vc viu mas no site do GROUPON estou convidando mães que queiram participar de uma experiência de 30 anos em educar para formar filhos independentes financeiramente e pessoalmente.
    Minha próxima palestra na Livraria Cultura será no final de abril provavelmente no tema mais debatido na anterior sobre “Limites, castigos e ameaças.“
    O tema educação possui um universo bem amplo e polêmico, mas acredito que o objetivo de todas as mães é chegar no final e colher frutos doces de uma dedicação árdua mas amorosa de toda uma vida.
    Ficaria muito feliz se quisesse compartilhar uma opinião a respeito de algum ponto específico e particular seu. Estou à sua inteira disposição!
    Um grande abraço.
    Márcia Akahoshi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

#.109 Marcia Akahoshi, uma Corretora de Imóveis Humanizada.

#.101 Momentos "UAU" - Quantos destes momentos mágicos o seu dinheiro, talentos e capacidades proporcionaram a voce, sua familia menor e maior e ao mundo ?

#.110 Porque Vender e Comprar uma casa? ENCERRANDO CICLOS NA NOSSA VIDA!!!!!