#.18 Resultados práticos do trabalho de “Coach Educacional” em sete dias com um menino de 10 anos.(ano de 2012).
Ousei enfrentar um desafio de fazer uma enorme transformação em um menino de 10 anos com sintomas próprios e familiares bem difíceis.
Contratei aulas particulares de uma professora da Pedagogia Waldorf
e iniciamos os trabalhos.
Eu, o menino e meu filho então com 12 anos.
Os resultados em uma semana foram MARAVILHOSOS!!!
A.) O panorama familiar
A família havia passado por um processo de separação dos pais, difícil e desgastante resultando em que os valores corretos estavam bastante distorcidos.
A mãe carregava o fardo da responsabilidade de toda a família sozinha trabalhando muito O pai simplesmente ignorava tudo porque não tinha amadurecimento suficiente para encarar suas responsabilidades familiares.
Então eu perguntei ao menino:
“ O que você quer ser quando crescer e se tornar um homem, parecido com o seu pai ou com a sua mãe?”
Então ele respondeu: “Naturalmente que quero ser como meu pai, minha mãe trabalha feito uma condenada, não tem diversão e tem uma vida muito chata!”
Será que mesmo sem querer estamos passando valores tão errados como este para os nossos filhos? Qual o significado do trabalho, dinheiro, vida, alegria, sofrimento, ética, moral, amor, problemas, responsabilidade, etc. Quais valores estamos transmitindo a eles com nossa ausência de casa?
B.) Os sintomas
1.)Não tinha o hábito da leitura.
2.)Não entendia a essência da matemática e não sabia a tabuada.
3.)Não entendia um texto escrito ou falado.
4)Não sabia criar imagens na mente
5.)Sentia muito tédio da vida e tinha uma postura física de “relaxado”.
6.)Possuia uma letra cursiva inelegíval.
7.)Não tinha muitas coisas que fazia em que sentia prazer pela vida.
8.)Não tinha a prática de um instrumento musical.
9.)Não entendia o conceito de “Viver a vida” porque tudo era entregue em partes para que fizesse sem uma explicação do universo em que aquilo estava inserido.
C.) O método
1º.) SISTEMA DECIMAL E TABUADA
Utilizei a história do anãozinho PLIMM que tinha um monte de pedras e a cada vez que retirava da mina ou vendia contava tudo novamente.
Então criamos as gavetinhas das unidades, dezenas e centenas o que foi muito didático.
Na gavetinha das unidades só cabiam 9 pedras e quando completavam 10 , elas eram colocadas em um saco e ia para a gaveta das dezenas.
Quando completavam 10 sacos com 10 pedras, o saco com 10 sacos com 10 pedras ia para a gaveta das centenas. A mesma coisa com o milhar.
Ensinamos a essência do sistema decimal e depois das quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Na prática as pedras foram substituídas por pecinhas de LEGO.
Na tabuada ensinamos dois métodos, o primeiro para a tabuada do 9 e o outro para as tabuadas acima de 5.
Na regra dos nove coloca-se os 10 dedos com a palma virada para nós. Conta-se até o número que você está multiplicando e abaixa-se o dedo. A quantidade de dedos da esquerda são as dezenas e a da direita são as unidades.
Por exemplo, 9 X 4 conta-se até o 4 e abaixa-se o dedo . Do lado esquerdo temos 3 dedos, portanto é 30 e do lado direito temos 6 dedos que somam tudo 36.
A regra para as tabuadas acima de cinco se faz em 3 etapas, exemplo: 8 x 9
1.Viram-se as palmas das duas mãos para você e abaixam-se os dedos conforme forem as quantidades que passarem de 5. Para 8x9, temos na mão esquerda 3 dedos abaixados e 2 levantados. Na mão direita temos 4 dedos abaixados e 1 levantado.
2. Somam-se os dedos abaixados que representam as dezenas. No exemplo temos 3+4=7 = 70.
3. Multiplicam-se os dedos levantados da esquerda pelo da direita. No exemplo temos 2x1=2 e somando-se com 70 temos 8x9=72.
Na prática todos os dias de manhã e à tarde, tomávamos todas as tabuadas e anotávamos a que ele acertava ou errava.
Na quinta feira de manhã errou 3 contas e à tarde não errou nenhuma.
Hoje ele sente prazer na tabuada porque aprendeu. Quando não conseguimos aprender, mas temos que freqüentar as aulas de matemática que utilizam a tabuada, estudar fica muito entediante. Fora o Bulyng que a criança enfrenta na escola. Dias, semanas, anos se sentindo incapaz por uma coisa simples que poderia ser resolvida.
2º.) LETRA CURSIVA.
As dificuldades em escrever este tipo de letra estão em 5 itens:
1. A altura do t,b,l,d,h,k, para cima e z,p,g,j,q,para baixo não estão sendo consideradas e ficam na mesma altura dos a,e,i,o,u,c,m,n,r,s,v,x.
2. Ele tem muita dificuldade em escrever redondo os a,c,m,n,8.
3. A cada acentuação ele para e depois volta no ponto diferente de onde parou.
4. Tem dificuldade em colocar vírgulas, ponto final, acentos, etc.
5. Ele tem dificuldade em fazer o “a” fechado e o risco do “o” para cima.
6. A postura de relaxamento do corpo físico na hora da escrita dificulta muito.
3º.) INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
Estudar pode se transformar de uma coisa chata para gostosa quando fizemos a interpretação do texto teatralizando a narração. Ele adora teatro!
4º.) ENTENDER A VIDA.
Com o objetivo de entender a forma como vivemos hoje, nossos costumes em nos alimentarmos, respirarmos, vestirmos, morarmos, estudarmos e trabalharmos, assistimos 2 documentários do Discovery Channel: Evolução humana e Domando feras.
Eles contam como viviam os homens a 2 milhões de anos atrás como Homo Ergaster e a 13 mil anos na região da Beríngia. Estudamos com muito ênfase como os homens evoluíam nos aspectos mentais, emocionais, físicos e emocionais. Percebemos que o homem hoje utiliza muito o corpo mental e a falta da convivência com a natureza o afastou muito do espiritual.
Na história do Zory ele comia uma frutinha chamada Beladona para conseguir um efeito alucinógero e entrar em contato com os espíritos para saber qual animal que ele precisava caçar. O objetivo era ajudar o espírito do amigo morto a ir para o próximo mundo.
Entender aspectos da evolução da tecnologia para caçar, pescar e morar, também foram estudados.
Estudamos os caminhos do desenvolvimento das tecnologias da pré história até chegarmos aos dias de hoje.
5º.) APRENDEU O HÁBITO DA LEITURA - PRAZER EM VIVER A VIDA.
Dizemos que o xamã tem a nobre função de resgatar almas. Nas civilizações antigas ele liderava os grupos sociais. Quando uma criança sente tédio na vida, é muito difícil de gerar vontade para que possa ter interesse em colaborar no processo de aprender.
O aprendizado atual é desestimulante e sem graça. As apostilas tem assuntos que não conseguem despertar o interesse por estudar. Assimilar conceitos sentado em uma carteira da escola é muito chato,
Conseguimos criar tédio na vida das crianças quando elas não fazem coisas gostosas e também não sentem que são importantes para os pais.
Elas precisam de atenção e de comida gostosa feita com carinho no aconchego do lar.
Trabalhamos a leitura do livro “Teia de Charlotte” e conseguimos mudar o conceito de leitura “chata” para “gostosa”. Desta forma criamos o hábito de ler saudável e prazeroso.
D.) Os resultados
O que foi aprendido que pode ser feito para o estudo ser agradável e gostoso?
1. Adquiriu o hábito da leitura com prazer.
2. Aprendeu a essência da matemática através do sistema decimal e a tabuada.
3. Descobriu que pode memorizar melhor os conceitos teatralizando do que decorando. Utilizando a memória de imagens as interpretações de texto na leitura fica mais fácil. Essa capacidade na Pedagogia Waldorf é passada pelos pais para as crianças através de leituras de contos de fadas à noite antes de dormir.
4. Melhorou bem a fagulha interna da “vontade” em descobrir mais coisas “gostosas” de fazer na vida.
5. Melhorou a escrita com a letra cursiva.
6. Sentiu muito prazer nas comidas que ajudou a preparar: caneloni 4 queijos, risoto de legumes, bolo floresta negra com sorvete de chocolate, feijoada com farofa e couve, croissant, carne com maionese, yakisoba e beijo de mulata, macarrão com frango.
7. É muito importante que a mãe continue a tomar a tabuada até fixar com fluidez, cobrar a leitura do livro com mais de 5 folhas por dia, o ideal é que sua vontade e interesse aumentem e ele possa ir lendo cada dia mais folhas. Praticar junto a letra cursiva atentando aos aspectos citados.
8. Trabalhando a música conseguimos evoluir no equilíbrio emocional do menino.
O filme "O presente" podemos resgatar um pouco de valores importantes a passar na educação de nossos filhos. Valores como trabalho, dinheiro, um dia, família, amigos, amor,a vida, etc são vivenciados em sua essência.
Vale a pena convidar sua familia a assistir este filme maravilhoso.
Vale a pena convidar sua familia a assistir este filme maravilhoso.
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